Os painéis em ACM exigem pouca manutenção, sendo que a principal atenção deve ser com a limpeza.
E não tem segredo: água e sabão neutro. Esse são os únicos produtos recomendados:
Mistura ideal para lavar fachadas de ACM:
Nunca use produtos alcalinos ou abrasivos! Eles danificam o ACM. Para remover resíduos mais difíceis é indicado o álcool isopropílico.
Ao lavar molhe as chapas antes, esfregue com um pano, esfregão ou bucha macia umedecidos, com movimentos circulares.
Para enxaguar você pode utilizar uma mangueira ou máquina de jateamento de água.
Seque a superfície com pano de algodão limpo para evitar manchas.
Ao limpar as placas de ACM em fachadas é possível fazer manualmente, se a fachada for de pequena proporção e mais baixa.
Uma escada ou andaime são necessárias em fachadas mais altas, mas muito cuidado com acidentes e quedas: contrate uma empresa do ramo ou utilize acessórios seguros.
Caso a limpeza seja em locais amplos, como edifícios, grandes fachadas e alturas elevadas, é recomendado a utilização de equipamentos de sistema de água pura, que contam com motor elétrico e bomba pressurizadora, sem necessidade de escadas ou outros materiais de acesso.
O processo reduz pela metade o tempo da limpeza, não requer produtos químicos, não precisa secar e não deixa marcas ou mancha. O processo recupera o brilho e a aparência original do ACM. Neste caso, o ideal é contratar uma empresa especializada.
A frequência da limpeza vai depender do local onde sua empresa está. Pode variar de uma vez por mês em lugares onde há muita poeira e poluição, mas o ideal é programar, no mínimo, quatro limpezas ao ano.
De acordo com os fabricantes, esse é o segredo para que as placas de ACM conservem seu aspecto inicial por mais tempo.